25/11/2007

só porque olhei...

é o tempo de olhar.

de olhar para ver. para o lado para baixo. se não olho para baixo tropeço nas pedras abandonadas na cidade. esta cidade onde me exilaram.

olho para o lado vez por outra. gente. gente cansada. desalegre. desfeita de cansaço e fim de esperança.

o filho desejado por haver. o dinheiro não estica e há as prestações do carro, da casa, da viagem que se fez pelo direito a ser primeiro mundo. o banco a oferecer facilidades. tantas. mas o juro subiu. a mulher ficou sem emprego. agora... agora é Natal. quase. lá vem a obrigação de festejar.

o Natal. a minha hora de temperar a comida com mais umas gotas de angústia e dar doces à cadela e partilhar com ela a ceia melhorada por hábito. festejar? mas o quê se a alma se me escapa ao olhar para o chão onde jazem os meus mortos. os que tive a cobardia de não acompanhar.

mas de que é que eu falava afinal? das gentes e da festa por vir. dos presentes pagos a prestações comprados nos vendedores de ouro no emprego ou a cartão de crédito, a obrigar ao sufoco por um ano mais.

depois é recomeçar a dieta de sopa e queijo fresco ao almoço e fazer uma massa para o jantar com carne picada para a família...

- achas que a tua mãe gostou do presente?

- claro, querida, adorou!

do outro lado:

- isto foi comprado nos chineses. aposto que para a mãe da outra foi ao centro comercial. e andei eu a gastar uma fortuna em presentes para eles.

presentes estão. mas como? no natal.

Cristo, explica-me tu o que é natal!

ao pensar nisto elevei o olhar. caí. tenho um joelho numa desgraça só. fractura não houve. bem, é porque a maça óssea não está má. poupei a fortuna de uma radiografia.

milagre de natal.

6 comentários:

della-porther disse...

Paper

também eu, há muito, gostava que Ele me explicasse esse "natal" dos homens.

beijos
e uma boa semana

della

O Profeta disse...

A foto é fantástica... a tua palavra é dramática, irónicamente triste e fala de um mundo actual em que o teu enquadramento é quase obrigatório e...estamos quase no Natal, se o joelho te permitir, porque não vens passá-lo aqui à ilha? Na minha casa...minha convidada...


Boa semana


Mágico beijo

Gabriela Rocha Martins disse...

como sempre


passo
fico
leio
medito

retiro.me
em silêncio

mas antes
peço
bis


um beijo ,quemadre.

Madalena disse...

Obrigada amigos.

Beijos quemadre.
Vou ver se amanhã tenho já capacidade para voltar a ler. A ler-vos. Ando zangada com o Mundo e isso desconcentra-me do essencial.

bettips disse...

Milagre é haver mulheres como tu. Bjs

Madalena disse...

Querida Bettips, se eu conseguisse acreditar em ti... era feliz! Beijo Amigo.